Incidência e características sociodemográficas das intoxicações exógenas em crianças e adolescentes no Brasil no período de 2013 a 2023
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.13227Palavras-chave:
Vigilância epidemiológica, Intoxicação, Pediatria, Sistemas de informação em saúdeResumo
Objetivo: Descrever a incidência e a letalidade da intoxicação exógena em crianças e adolescentes no Brasil de 2013 a 2023.
Métodos: Este estudo ecológico utilizou dados do DATASUS. Foram calculadas as taxas de incidência, letalidade e proporções. As análises de tendências foram realizadas no Programa de Regressão Joinpoint.
Resultados: Houve 535.321 casos de intoxicação exógena no período, com taxa de incidência crescente em todas as regiões. A região Sul apresentou a taxa mais alta na maior parte do período e a maior tendência de crescimento. As intoxicações foram mais frequentes nas faixas etárias de 1-4 e 15-19 anos, com predomínio de medicamentos e tentativas de suicídio. Das 2.000 mortes, a maioria foi causada por drogas de abuso e medicamentos; porém, pesticidas agrícolas foram os mais letais (2,1%). Medicamentos, metais, pesticidas usados na saúde pública e drogas de abuso tiveram as maiores tendências de crescimento (APC ~ 12). Entre as circunstâncias, as tentativas de suicídio (APC = 16,1) e o abuso (APC = 13,1) tiveram as maiores taxas de crescimento. Na letalidade, destacaram-se o crescimento da violência/homicídio (APC = 79) e o declínio do uso habitual (APC = -34,3).
Conclusões: Os resultados apontam para a necessidade de adequar os cuidados à saúde mental dos adolescentes, regulamentações mais rígidas para medicamentos e pesticidas e investimentos na qualificação dos dados para garantir estratégias eficazes de prevenção.
Downloads
Postado
Versões
- 29/09/2025 (2)
- 11/09/2025 (1)
Como Citar
Série
Copyright (c) 2025 Davi Teixeira Siqueira, Aline de Souza Espíndola, Thais Velardo da Silva , Kamyla Pereira dos Reis, Thaís Rocha Salim, Fabiano Vinagre, Letícia Carneiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de dados
-
Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito
-
Os dados de pesquisa estão disponíveis em um ou mais repositório de dados





