O FARDO SOCIOECONÓMICO DA OSTEOARTRITE NA ÁFRICA SUBSAARIANA E AS INIQUIDADES NOS CUIDADOS DE SAÚDE: UM MODELO TEÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.11750Palavras-chave:
Osteoartrites, Africa Subsaariana, Fardo socioeconómico, Iniquidades em saúdeResumo
Introdução
A concepção de um Modelo Teórico é fundamental para analise e interpretação objetiva sobre o fardo da osteoartrite e suas iniquidades na África Subsaariana.
Objetivo
Desenvolver um Modelo Teórico conceitual que explicite as variáveis que servirão de base para explicar o fardo socioeconómico da osteoartrite e suas iniquidades no acesso ao sistema de saúde da África Subsaariana.
Métodos
O Modelo Teórico foi desenvolvido através de uma metodologia para elaboração de Modelos Teóricos. Para sua representação gráfica em forma de mapa conceitual, foi utilizado o software CMap Tools. Para o relato teórico foi utilizado o Checklist para Relato Teórico em Estudos Epidemiológicos.
Resultado
O Modelo Teórico desenvolvido apresenta as seguintes variáveis para explicitar o fardo da osteoartrite e suas iniquidades nos cuidados de saúde: situação de emprego ou acesso a renda dos pacientes, produtividade no trabalho, absenteísmo, licença médica, retorno ao trabalho, aposentadoria, acesso a segurança social, acesso aos cuidados de tratamento especializados, género, idade, escolaridade e questões culturais.
Conclusão
Este artigo serve de contribuição como um guia para o desenvolvimento de pesquisas epidemiológicas futuras com foco na osteoartrite na África Subsaariana. A compreensão aprofundada desses aspetos teóricos permitirá uma abordagem mais fundamentada para o desenvolvimento de pesquisas, que sustentem estratégias preventivas e tomadas de decisão em saúde pública.
Downloads
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2025 Leonel Andela, Carlos Augusto Ferreira Andrade, Breno Augusto Bormann de Souza Filho, Fernando Pimentel dos Santos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Declaração de dados
-
Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito





