O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 1

Introdução ao terrorismo de Estado: uma revisão bibliográfica sistemática

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/2317-6172202513

Keywords:

terrorismo, terrorismo de estado, violência de Estado, revisão bibliográfica, revisão sistemática

Resumo

O estudo pretende investigar o estado atual da discussão acadêmica sobre o uso da expressão “terrorismo de Estado”. Especificamente, pretende-se identificar os termos teóricos utilizados para que a expressão “terrorismo de Estado” seja empregada. Para tal, foi realizada revisão sistemática de literatura sobre o conceito, inspirada por Galvan (2014). A opção foi pelo acesso ao maior número possível de produções sobre o tema em língua portuguesa e dos principais trabalhos em língua inglesa. Foi possível verificar a existência de debate sobre a própria possibilidade conceitual do terrorismo de Estado. Na sequência, dentre os autores que entendem pela possibilidade do fenômeno, foi possível mapear sistematicamente os diferentes conceitos de terrorismo de Estado propostos, em seus diversos elementos e dificuldades conceituais. Observou-se ainda a enorme heterogeneidade dos exemplos trazidos pelos autores, bem como observações de natureza mais reflexivo-filosófica sobre o tema. Por fim, foram apresentadas reflexões formuladas após a revisão bibliográfica, em três apontamentos principais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Giovanna Migliori Semeraro, Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getulio Vargas

Doutoranda em Direito e Desenvolvimento pela Escola de Direito SP da Fundação Getulio Vargas. Mestre em Teoria e Filosofia do Direito pela Universidade de São Paulo.

Postado

28/01/2025

Como Citar

Migliori Semeraro, G. (2025). Introdução ao terrorismo de Estado: uma revisão bibliográfica sistemática. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/2317-6172202513

Série

Ciências Sociais Aplicadas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito