O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 1

Economia e literatura: o problema da delimitação das necessidades humanas

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.11042

Keywords:

economia, behaviorismo, racionalidade econômica, interdisciplinaridade, abjeção

Resumo

O artigo revisita perspectivas do que seriam os objetos de estudo das ciências econômicas, desde a racionalidade econômica até relações socioeconômicas em sistemas sociais instáveis. Tomando a filosofia como fonte das ciências humanas e sociais aplicadas, traz subsídios de disciplinas como literatura (ascetismo e abjeção) e psicologia (behaviorismo) para o debate teórico. Como resultados, identificou-se: a) tendência a considerar como causas das escolhas de consumo o que, em verdade, seriam consequências; b) desconsideração da aprendizagem da autorregulação e manejo das contingências ambientais pelo próprio sujeito para suas decisões econômicas; c) efeito da arbitrariedade, da utopia e da abjeção nas decisões. Concluímos que: a) a literatura funciona para descrever os comportamentos humanos e hierarquias de valores que fazem com que o sujeito tome sua decisão racional; b) a suposta racionalidade limitada do sujeito é um problema de conhecimento limitado do observador sobre as contingências que afetam ao sujeito observado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rafael Muller, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutor em Letras pela PUC Minas (pesquisa: filosofias da antiguidade clássica na literatura moderna). Mestre em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local. Licenciado em Letras-Português (pesquisa: Pedagogia Libertária e Ensino de Linguagens). Especializações em andamento: "Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa"; "Semiótica e Análise do Discurso" e "Neurociências, Filosofia e Linguagem". Economista. Analista de Sistemas. Graduando em Educação Física. Pós-graduações Lato Sensu concluídas: Inteligência de Estado e Inteligência de Segurança Pública; Ciência Política; Economia Brasileira Contemporânea; Psicopedagogia Clínica e Institucional; Fisiologia Humana Aplicada; Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica; Gestão de Projetos. Pesquisa principalmente literatura russa, epistemologia, comportamentalismo radical e regulação econômica. É escritor de textos literários ("Galina Popóvka e outras estórias", 2022) e servidor público federal da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Postado

13/01/2025

Como Citar

Muller, R. (2025). Economia e literatura: o problema da delimitação das necessidades humanas. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.11042

Série

Ciências Sociais Aplicadas

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito