DO ROTINEIRO AO LÚDICO: INCREMENTANDO O ENSINO DE VIROLOGIA COM FICÇÃO CIENTÍFICA E GAMIFICAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10514Keywords:
Aprendizagem, Metodologia ativa, Interatividade, Recurso didáticoResumo
Considerando que as metodologias tradicionais no ensino de vírus frequentemente despertam pouco interesse nos alunos do ensino médio, esta pesquisa objetivou o desenvolvimento de uma abordagem metodológica dinâmica e inovadora para o ensino do conteúdo de vírus por meio da ficção científica associada às metodologias ativas, a fim de tornar o aprendizado mais atrativo e compreensível para os discentes. Para isso, adotou-se uma abordagem experimental e qualitativa com 20 alunos do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Primeiramente, os participantes assistiram a um vídeo fictício de 18 minutos, acompanho por um questionário dinâmico sobre os principais conceitos ensinados em virologia abordados em um contexto fictício. Em seguida, houve a avaliação da percepção dos alunos quanto à utilização do material produzido por meio de um segundo questionário. Os resultados indicaram um alto índice de acertos no primeiro questionário, enquanto as respostas obtidas com o segundo questionário revelaram que a estratégia de apresentação do conteúdo fundamentada em elementos de ficção científica recebeu avaliação positiva por 95% dos participantes. Os comentários dos estudantes demonstraram uma preferência pela técnica de ensino adotada, em contraste com os métodos de ensino convencionais, corroborando a inferência de que a abordagem dinâmica foi eficaz em despertar interesse, promover compreensão e tornar o aprendizado mais envolvente.
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