Preprint / Versão 1

DO ROTINEIRO AO LÚDICO: INCREMENTANDO O ENSINO DE VIROLOGIA COM FICÇÃO CIENTÍFICA E GAMIFICAÇÃO

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10514

Keywords:

Aprendizagem, Metodologia ativa, Interatividade, Recurso didático

Resumo

Considerando que as metodologias tradicionais no ensino de vírus frequentemente despertam pouco interesse nos alunos do ensino médio, esta pesquisa objetivou o desenvolvimento de uma abordagem metodológica dinâmica e inovadora para o ensino do conteúdo de vírus por meio da ficção científica associada às metodologias ativas, a fim de tornar o aprendizado mais atrativo e compreensível para os discentes. Para isso, adotou-se uma abordagem experimental e qualitativa com 20 alunos do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Primeiramente, os participantes assistiram a um vídeo fictício de 18 minutos, acompanho por um questionário dinâmico sobre os principais conceitos ensinados em virologia abordados em um contexto fictício. Em seguida, houve a avaliação da percepção dos alunos quanto à utilização do material produzido por meio de um segundo questionário. Os resultados indicaram um alto índice de acertos no primeiro questionário, enquanto as respostas obtidas com o segundo questionário revelaram que a estratégia de apresentação do conteúdo fundamentada em elementos de ficção científica recebeu avaliação positiva por 95% dos participantes. Os comentários dos estudantes demonstraram uma preferência pela técnica de ensino adotada, em contraste com os métodos de ensino convencionais, corroborando a inferência de que a abordagem dinâmica foi eficaz em despertar interesse, promover compreensão e tornar o aprendizado mais envolvente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Antonio Lucas Rodrigues Silva, Instituto Federal de Educação

É bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Possuí experiência profissional na Empresa de Meio Ambiente do Brasil (EMAB), onde atuou mapeando propriedades rurais para Cadastro Ambiental Rural (CAR).

Marcos André Fontenele Sales, Instituto Federal de Educação

É bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC), tendo recebido a distinção acadêmia Magna cum Laude, e especialista em Docência na Educação Profissional Técnica de Nível Médio pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Cearpa (IFCE). Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGGeo/UFRGS), sendo a área de concentração Paleontologia, e doutorado em Ciências pelo mesmo programa de pós-graduação, com parte do projeto realizado no Museu de História Natural de Estugarda (Staatliches Museum für Naturkunde Stuttgart), graças a uma bolsa de pesquisa concedida pelo Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD) no ano de 2015. É professor efetivo do IFCE - Campus Acopiara e, atualmente, é responsável técnico pelo setor de pesquisa, pós-graduação e inovação do campus. Tem interesse especialmente em Zoologia e Paleontologia, com escopo de pesquisa voltado para Taxonomia, Biogeografia, Paleobiologia, Morfologia Funcional e Paleoecologia de vertebrados fósseis e Paleoecologia das unidades cretáceas brasileiras.

Postado

22/11/2024

Como Citar

Lucas Rodrigues Silva, A., & Fontenele Sales, M. A. (2024). DO ROTINEIRO AO LÚDICO: INCREMENTANDO O ENSINO DE VIROLOGIA COM FICÇÃO CIENTÍFICA E GAMIFICAÇÃO. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10514

Série

Ciências Biológicas

Plaudit

Dados de pesquisa

Lucas Rodrigues Silva, Antonio; Fontenele Sales, Marcos André, 2024, "Dados de replicação para: DO ROTINEIRO AO LÚDICO: INCREMENTANDO O ENSINO DE VIROLOGIA COM FICÇÃO CIENTÍFICA E GAMIFICAÇÃO", https://doi.org/10.48331/scielodata.RVXX1K, SciELO Data, V1