DOI do artigo publicado https://doi.org/10.5327/Z2447-212320202000127
OCORRÊNCIA DE INFECÇÃO E MORTALIDADE POR COVID-19 EM RESIDENCIAIS PARA IDOSOS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.1032Keywords:
long-term care, COVID-19, aged, care homes, homes for the agedResumo
Introdução: As taxas de mortalidade pela COVID-19 em idosos que vivem em Residenciais de Cuidado de Longa Duração (RCLD) chegam a 80% em alguns países. No Brasil, pouco se conhece sobre a incidência e mortalidade nesta população.
Objetivo: Descrever a ocorrência da infecção e mortalidade por COVID-19 em RCLD para idosos no Brasil.
Metodologia: Estudo transversal e descritivo com uso de fontes primárias e secundárias e amostragem não probabilística. Entre abril e junho de 2020, por meio de um questionário eletrônico, administradores de RCLD de todo o Brasil foram convidados a informar a ocorrência de infecção e mortalidade de residentes por COVID-19. Além disso, foi realizada busca ativa de dados junto aos serviços do Ministério Público Estadual, Secretarias de Saúde e Sistema Único de Assistência Social. Os dados foram analisados através de estatística descritiva
Resultados: Foram analisadas as informações de 1,802 RCLD de 11 estados, onde residiam 42,216 idosos. A taxa de incidência de COVID-19 foi de 6,14%. Foram registrados no período 458 óbitos, com uma taxa de letalidade de 17,65%.
Conclusão: A incidência e letalidade observados neste estudo foram menores do que as taxas observadas em outros países. Entretanto, dadas as limitações quanto a coleta de informações e outras barreiras para o estudo, novas fontes estruturadas de dados são fundamentais para o conhecimento da propagação do vírus nos RCLD no país.
Downloads
Métricas
Postado
Como Citar
Série
Copyright (c) 2020 Patrick Alexander Wachholz, Virgilio Garcia Moreira, Déborah Oliveira, Helena Akemi Wada Watanabe, Paulo José Fortes Villas Boas
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.