Preprint / Versão 2

O ensino de Ciências no Brasil: Um olhar voltado à Educação Infantil e Séries Iniciais

article.authors6a2d022340f47

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10258

Palavras-chave:

Ensino Infantil, Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Legislação, Ensino de Ciências

Resumo

O presente manuscrito visa explorar questões vinculadas ao ensino de ciências no Brasil, dando enfoque ao estudo e análise longitudinal das legislações, decretos e outros documentos afins que delimitam as políticas públicas referentes ao ensino e aprendizado em ciências para crianças de 0 a 10 anos de idade. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, utilizando-se de uma metodologia de revisão narrativa, de textos-base e normativas referentes à educação infantil e educação fundamental dos últimos 100 anos, analisando-se fundamentalmente as relações sociopolíticas envolvidas nas diretrizes educacionais brasileiras, objetivando-se e dispondo como resultados uma ampla apresentação das ações atuais, dos desafios, oportunidades e demandas que permeiam uma educação inicial em ciências de excelência no Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

Marluce da Cunha Mantovani, Universidade de São Paulo

Possui Graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica/Biomedicina pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) (2001), Mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo - IQ-USP (2007), MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção pela Faculdade Instituto Nacional de Ensino Superior e Pesquisa - INESP (2011), Docência do Ensino Superior pelo Centro de Ensino Aldeia de Carapicuíba - CEALCA (2011), Capacitação em Pesquisa Clínica pela INVITARE (2013), Doutorado em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FM-USP (2019) e Especialização em Anatomia e Patologia Associada pela Unyleya (2020), Pós-Doutorado pelo Grupo NUCEL - USP (2019-atual) e Capacitação no Exterior pela Universidade de Groningen (RUG), Holanda (2023). Atualmente atua como Pesquisadora e Especialista de Laboratório nível Superior pela Faculdade de Medicina - junto ao Núcleo de Biotecnologia e Inovação da Divisão Técnica de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Inovação DTAPEPI (https://biot.fm.usp.br), da Universidade de São Paulo (USP). Atua junto ao Grupo NUCEL de Terapia Celular e Molecular - www.usp.br/nucel nas linhas de pesquisa envolvendo: Medicina Regenerativa, Diabetes tipo I, isolamento e encapsulamento de ilhotas pancreáticas, bem como geração de esferóides/organóides de pâncreas endócrino. Tem experiência na área de Bioquímica, Biologia Celular e Molecular, Biotecnologia, Diabetes e Pâncreas endócrino.

Leandro Teodoro Júnior, Universidade de São Paulo

Técnico em Química Industrial pela Escola Técnica Estadual Júlio de Mesquita (2013); Bacharel em Ciência e Tecnologia (2019), Bacharel em Ciências Biológicas (2023) e Licenciando em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do ABC; Doutorando em Ciências (Bioquímica) pelo Programa de Pós-Graduação em Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. Pesquisador do Grupo NUCEL de Terapia Celular e Molecular, sob orientação e supervisão da Prof. Dr. Mari Cleide Sogayar.Possui expertise em bioquímica, biologia celular e molecular, fisiologia de órgãos e sistemas e ensino de ciências biológicas.É professor contratado do Estado de São Paulo com atuação nos Ensino Fundamental II e Médio. É professor da Escola Preparatória da UFABC, na área de Citologia e Genética. É autor do livro "Uma introdução ao Estudo das Ciências Naturais", 2018 (publicação independente).

Mari Cleide Sogayar, Universidade de São Paulo

Mari Cleide Sogayar - Bolsista de Produtividade em Pesquisa (CNPq – Nível 1A)

1968: Bacharelado em Ciências Biológicas (Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo);
1973: Mestrado (MsSci – University of California San Diego, Departamento de Biologia);
1977: Doutorado em Bioquímica (Instituto de Química da Universidade de São Paulo);
1982-1984: Professora Assistente Visitante (Harvard Medical School, Dana Farber Cancer Institute).
1980: Professora Assistente no Instituto de Química da Universidade de São Paulo;
1987: Professora Associada no Instituto de Química da Universidade de São Paulo;
2000-2013: Professora Titular no Departamento de Bioquímica do Instituto de Química da Universidade de São Paulo;
2013-presente: Professora Sênior no Departamento de Medicina Interna da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Área de pesquisa: Bioquímica, com ênfase em Biologia Celular, Biologia Molecular e Biotecnologia.
Temas de pesquisa:
a) Controle da proliferação celular e a origem das neoplasias, utilizando genômica, transcriptômica, genômica funcional e proteômica;
b) Diferenciação de células-tronco visando regeneração e reparo tecidual;
c) Terapia celular com células adultas e células-tronco aplicada a doenças degenerativas (transplante clínico de ilhotas pancreáticas em pacientes com diabetes tipo 1 hiper-lábil) e engenharia de tecidos;
d) Produção de proteínas recombinantes em sistemas de expressão heteróloga (bactérias, células de mamíferos e sistema baculovírus/células de insetos) para produção de biofármacos recombinantes, como: prolactina humana, leptina humana, hormônio folículo estimulante-FSH humano e bovino, amilina/IAPP humana, fatores de coagulação humana (FVIII, FIX e von Willebrand), proteínas morfogenéticas ósseas humanas (BMPs), fator de crescimento derivado de plaquetas humanas (PDGF), fatores de crescimento endotelial vascular humano (VEGFs), fator de crescimento de fibroblastos básicos humanos (hbFGF), fatores estimuladores de colônias de granulócitos e macrófagos humanos (hG- e hGM-CSFs), hR-Spondin, entre outros.
e) Supervisionou 41 doutorandos, 14 mestres e mais de 30 pós-doutorandos; ofereceu treinamento a mais de 40 estudantes de graduação.
f) Coordena as atividades do Centro de Pesquisa Translacional em Terapia Celular e Molecular (NUCEL) da Universidade de São Paulo (www.usp.br/nucel).

Postado

01/11/2024 — Atualizado em 06/12/2024

Versões

Como Citar

O ensino de Ciências no Brasil: Um olhar voltado à Educação Infantil e Séries Iniciais. (2024). Em SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10258 (Original work published 2024)

Série

Ciências Humanas

Dados de financiamento

Plaudit

Justificativa da versão

Adequação gramatical, científica e adequação de formato final.

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito