O preprint foi publicado em um periódico como um artigo
DOI do artigo publicado https://doi.org/10.1016/j.jad.2025.03.081
Preprint / Versão 1

Intersecção dos domínios da atividade física e sintomas depressivos em adultos brasileiros

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10113

Keywords:

Depressão, Saúde Mental, Exercício Físico, Doença Crônica

Resumo

Introdução: A atividade física (AF) tem sido recomendada para a prevenção e tratamento dos sintomas depressivos, contudo a associação parece depender de múltiplos fatores. O objetivo do estudo foi analisar as possíveis associações entre as intersecções dos domínios da AF com os sintomas depressivos em adultos brasileiros. Métodos: Foram considerados dados de 52.475 indivíduos ≥18 anos. A variável dependente foi ter sintomas depressivos e a independente foi a AF nos diferentes domínios, considerando todas as intersecções possíveis. Resultados: A prevalência de sintomas depressivos conforme a prática de AF nos diferentes domínios e suas possíveis intersecções variou, no geral, de 4.1% (nos que eram ativos nos domínios ‘tempo livre e trabalho’) até 18.0% (nos que eram ativos nos domínios ‘trabalho e doméstico’). O domínio do ‘tempo livre’ foi o que apresentou melhores resultados enquanto fator de proteção para os sintomas depressivos, especialmente de maneira isolada e na combinação com o ‘trabalho’. O domínio do ‘trabalho’, quando combinado com outros domínios que não o do ‘tempo livre’, se mostrou mais como fator de risco do que de proteção. Os ativos em todos os quatro domínios tiveram maior chance do que os inativos em todos os domínios. Nos homens a chance de sintomas depressivos foi maior naqueles ativos no ‘deslocamento e doméstico’ e nas mulheres ativas no ‘trabalho e doméstico’. Conclusão: Os resultados indicam que relação entre AF e sintomas depressivos pode ser diferente, dependendo da intersecção dos domínios de prática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Postado

30/09/2024

Como Citar

Fortunato Brasil de Carvalho, F., Chiconato, A. G., Assis Augusto, N., Vertuan Rufino, J., & Loch, M. R. (2024). Intersecção dos domínios da atividade física e sintomas depressivos em adultos brasileiros. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10113

Série

Ciências da Saúde

Plaudit

0 PREreviews rapid
1 PREreviews completo
0 Solicitação

Full PREreviews

Elaine Pessoa

More

Gostaria de parabenizar os autores pela pesquisa realizada, tendo em vista que está muito bem escrita e trata de tema de grande relevância. O título é conciso e reflete o conteúdo do trabalho. O resumo contempla os objetivos, método, resultados e conclusão. A introdução especifica o tema e apresenta a importância do trabalho, deixando clara a contribuição do trabalho ao abordar intersecções entre os domínios da atividade física e os sintomas depressivos. Acredito que a explicação sobre os domínios poderia ser melhor explorada para facilitar a compreensão dos leitores. A metodologia foi bem exposta, fazendo referência ao Comitê de ética em pesquisa; apresentou critérios de inclusão e exclusão e descreve procedimentos de análise de dados. A pesquisa demonstrou a importância da atividade física na saúde mental em diversas variáveis e apresentou avanço ao considerar os domínios da prática, onde evidencia que a AF pode não ser benéfica em todos os domínios e intersecções envolvidos.

Competing interests

The author declares that they have no competing interests.

Less

Ver no site

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão contidos no próprio manuscrito