O preprint foi submetido para publicação em um periódico
Preprint / Versão 1

Integrando a Saúde Planetária na educação médica usando a Teoria Ator-Rede para os domínios de pensamento sistêmico e interconexão através da natureza

##article.authors##

DOI:

https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10070

Keywords:

Saúde Planetária, Mudanças Climáticas, Educação Médica

Resumo

Introdução: Há uma falta de estratégias de ensino para explorar os domínios da Saúde Planetária (SP) Interconexão Através da Natureza (IAN) e Pensamento Sistêmico/Complexidade (PS/C). A Teoria do Ator-Rede oferece uma estrutura pedagógica para essa abordagem, pois discute a inseparabilidade entre humanidade e natureza.

Objetivo: Avaliar a compreensão de estudantes de medicina sobre os domínios da SP de IAN e PS/C.

Métodos: Um estudo de caso exploratório com questionários sociodemográficos e respostas abertas, realizado entre 2022 e 2023, envolvendo duas turmas de estudantes de medicina. Professores foram entrevistados, aulas foram gravadas e as atividades submetidas pelos alunos foram analisadas. Pequenos grupos de estudantes realizaram entrevistas com pacientes, apresentaram portfólios sobre SP e desenvolveram diagramas de rede. As atividades de IAN incluíram uma trilha contemplativa no jardim da universidade e reflexões sobre momentos em que os alunos se sentiram parte do planeta.

Resultados: Noventa e seis estudantes (87% dos 110 convidados) e 9 professores (100%) participaram. Os estudantes demonstraram uma compreensão abrangente dos pacientes dentro de seu contexto psicossocial e ambiental, descrevendo as interconexões entre diversos atores humanos e não humanos ao longo de seus estudos de caso e diagramas de rede. As atividades de IAN foram desafiadoras, e uma parte substancial alcançou o objetivo de refletir sobre a inseparabilidade entre natureza e humanidade, ou a saúde das pessoas e do planeta.

Conclusão: As metodologias utilizadas para o treinamento em PS/C e IAN contribuíram substancialmente para a compreensão dos alunos sobre os pacientes sob uma perspectiva sistêmica de SP e a relação intrínseca entre natureza, humanidade e saúde. Este estudo destaca a importância de incorporar essas estratégias de ensino para ampliar as perspectivas dos alunos sobre a SP.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Postado

07/10/2024

Como Citar

Brugalli Zandavalli, R., Tetelbom Stein, A., & Souza de Camargo, T. (2024). Integrando a Saúde Planetária na educação médica usando a Teoria Ator-Rede para os domínios de pensamento sistêmico e interconexão através da natureza. In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.10070

Série

Ciências da Saúde

Plaudit

Declaração de dados

  • Os dados de pesquisa estão disponíveis sob demanda, condição justificada no manuscrito